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HESLMB alerta sobre assédio moral

Objetivo da atividade foi desenvolver procedimentos que garantam a integridade dos colaboradores no ambiente hospitalar

Imagem ilustrativa da imagem HESLMB alerta sobre assédio moral

O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) promoveu, nos dias 16 e 17 de janeiro, treinamentos, in loco, para os colaboradores sobre assédio moral e sexual. A atividade foi conduzida pela coordenação multiprofissional, serviço social, gerência de enfermagem, ouvidoria e. SESMT

A assistente social Aliny Kellen explicou que o assédio é a exposição de uma pessoa a insistências que se repetem com intenção de obter-se algo, colocando-a em um cerco até conseguir o que se deseja, isto pode acontecer através de propostas, chantagem ou humilhações.

Além disso, foi abordado sobre a diferença de assédio moral e sexual. O assédio moral é qualquer tratamento abusivo com intenção de provocar alguém através de comportamentos, atitudes, gestos ou por escrito; esta importunação é frequente e causa danos físicos e/ou psicológicos à vítima, colocando seu cargo e seu futuro profissional em risco, além de atrapalhar o ambiente organizacional.

Já o assédio sexual tem cunho físico e sexual, com contatos físicos forçados, convites inconvenientes, que utilizam as características de se aproveitar para se manter o emprego da vítima, influenciar em promoções, humilhação e intimidação da mesma.

Para prevenção do assédio moral dentro das organizações é importante a união das partes envolvidas, tais como os gestores, médicos do trabalho, sindicatos, técnicos de segurança, os setores de RH e Compliance. Estes devem transmitir segurança e respeito quando procurados para que o funcionário possa expor seus sofrimentos e suas frustrações que acontecem na jornada de trabalho.

As ferramentas de compliance como os códigos de ética e conduta, canal de denúncias, treinamento e desenvolvimento sobre ética organizacional, programas de integridade, entre outros, são fundamentais para conscientizar, educar, informar e treinar os gestores, para que os mesmos aprendam que o fator humano é tão importante quanto à produtividade e que funcionário motivado e satisfeito colabora para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Denúncia

A ouvidoria do HESLMB criou uma ferramenta QR CODE SEGURO, para os colaboradores que se sentirem assediados realizarem a denúncia de forma sigilosa.

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