Para reforçar a importância de medidas para prevenção e controle de surto de bactérias multirresistentes, o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) promoveu uma atividade de educação continuada com os profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com a enfermeira Nayara Martis, a atividade abordou a importância da precaução de contato e a adesão à técnica de higiene de mãos para evitar infecção cruzada. “As precauções são medidas adotadas a fim de evitar a propagação de doenças transmissíveis, evitando assim, a transmissão de micro-organismos dos pacientes infectados para outros pacientes, visitantes e profissionais de saúde.
A coordenadora do SCIRAS da unidade, Thaísa Silva, explicou que a precaução padrão deve ser aplicada no atendimento de todos os pacientes. “O profissional de saúde deve adotar o uso de alguns equipamentos de proteção, como luvas descartáveis, avental, máscara e óculos de segurança ao realizar qualquer procedimento que exista o risco potencial de contaminação”, afirmou.
Segundo a gestora, se a transmissão da doença ocorrer através do contato, o profissional deve utilizar avental e luvas descartáveis para tocar no paciente ou em objetos que pertençam a ele. “Toda vez que o profissional usa precaução de contato com a adesão da higiene das mãos de forma correta, reduzimos o risco de infecção hospitalar e, consequentemente, proporcionamos mais segurança para o paciente”, concluiu.