O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realiza, nesta terça-feira, 8, mais uma edição do projeto Saúde na Praça, para o diagnóstico precoce do câncer de mama, em referência ao Outubro Rosa.
O evento acontece na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, das 7h às 12h, e oferece atendimentos gratuitos à população, como aferição de glicemia e pressão arterial. Profissionais multidisciplinares, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros, estarão presentes para fornecer orientações de saúde.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com 73,6 mil novos casos estimados no Brasil para 2024.
A campanha deste ano, promovida pelo Ministério da Saúde, foca na prevenção, destacando que 17% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis. A chefe do serviço de mastologia do HGG, Erika Silva, reforça a importância do autoexame e da mamografia:
“Toda mulher, independente da faixa etária, precisa fazer o autoexame. A partir dos 40 anos, em casos assintomáticos, é indicado o exame de mamografia anualmente, e caso haja qualquer alteração, a orientação é procurar atendimento o quanto antes.”
Além da ação na praça, o HGG promove um mutirão de mamografias para mulheres em situação de rua e trabalhadoras de organizações sociais, além de uma força-tarefa para cirurgias de reconstrução de mama. Durante todo o mês de outubro, o hospital terá palestras educativas, atividades culturais e iluminação especial em rosa.