A Hospdrogas, empresa do H. Egidio Group, é a distribuidora de medicamentos e produtos hospitalares que mais cresce no Brasil. Depois de passar por processo de reestruturação e realizar investimentos na ampliação e modernização da sua estrutura física e nas áreas de vendas e compras, o faturamento da empresa cresceu 437% em 2022 em comparação ao ano anterior, quando já havia registrado um crescimento de mais de 200%.
O expressivo ganho de desempenho nos últimos dois anos e meio também foi favorecido pela sinergia com outras empresas do H. Egidio Group. Em especial, com a transportadora Transplex Operadora Logística e com a indústria farmacêutica Equiplex. A parceria estratégica tem garantido aos clientes preços bem mais competitivos e agilidade na entrega, duas características essenciais para as empresas que atuam no mercado de produtos hospitalares.
A Hospdrogas tem, atualmente, cerca de 3,5 mil clientes em sua carteira. A empresa trabalha com cerca de 50 marcas e fornecedores diferentes, com cadastro base de 8 mil SKUs, a empresa atualmente tem em seu giro um total de 2.200 SKUs (sigla em inglês que equivale a produtos diferentes). Seu objetivo, a médio prazo, é dobrar o número de marcas e de fornecedores. Atualmente posicionada entre as 30 maiores empresas do segmento no País, a meta da Hospdrogas é estar entre as cinco maiores nos próximos cinco anos.
Investimentos
Para tornar possível esse objetivo, foi lançado um novo projeto de expansão nacional da Hospdrogas, com investimentos previstos na ordem de R$ 80 milhões. O plano de crescimento inclui a abertura de seis filiais no País, ampliando a sua cobertura nacional. A primeira será inaugurada até o final deste ano, no Espírito Santo. As outras cinco serão abertas no próximo ano nas regiões metropolitanas de Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM) e Fortaleza (CE). Uma outra filial será aberta no Sul do País, em cidade a ser definida.
Com as seis filiais, a Hospdrogas ampliará a sua capilaridade nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e, especialmente, no Norte do Brasil.
Os investimentos da distribuidora vão também garantir mais agilidade às suas entregas. A Hospdrogas já conta com uma operação logística que realiza entregas para clientes em Goiás e no Distrito Federal em 24 horas; para os da Região Sudeste em 3 a 4 dias úteis; e no Nordeste de 4 a 6 dias úteis.
Além disso, a empresa tem investido em novas tecnologias, como programas de CRM (gerenciamento com clientes), de ERP (gerenciamento administrativo), de captação de leads, de gerenciamento on-line da sua operação logística e de plataformas de comunicação mais seguras, rápidas e automatizadas.
Outro diferencial competitivo da Hospdrogas são seus centros de distribuição (CDs) próprios, que contam com áreas climatizadas e atendem toda a legislação e exigências sanitárias para o acondicionamento de medicamentos e insumos hospitalares. Os planos incluem ainda diversificar a atuação da empresa, reconhecida nacionalmente como distribuidora de medicamentos e de material hospitalar, para a linha de medicamentos e produtos veterinários (pet e pecuária). Este processo, que já teve início, será consolidado nos próximos meses com o lançamento da marca própria Hvet.
Aquisição da empresa
A pequena empresa, que funcionava em um espaço de apenas 600 metros quadrados em Goiânia, foi adquirida pelo H. Egidio Group em 2017. Na época, seu faturamento era de apenas R$ 5 milhões/ano. Em 2022, chegou a R$ 140 milhões. E somente no primeiro semestre deste ano, a receita bruta da empresa cresceu cerca de 60%. As antigas e acanhadas instalações, compostas por um galpão com duas portas e um mezanino, foram substituídas por um complexo de 12 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia (GO).
O grande impulso se deu em 2019, quando a nova Hospdrogras passou por uma vigorosa reestruturação gerencial. Naquele ano, o presidente do Conselho de Administração do H. Egidio Group, Heribaldo Egídio, traçou um plano para que a Hospdrogas, que tinha o seu mercado limitado a Goiás e ao Distrito Federal, atuasse em todo o Brasil. Em apenas dois anos a empresa expandiu o seu raio de atuação para todos os 26 estados brasileiros (capitais e interior), além do Distrito Federal (DF).
O setor de compras foi fortalecido e o time de vendas, que contava com apenas 3 profissionais saltou inicialmente para 20 e, nos anos seguintes, para mais de 60. A empresa também conta com equipes de colaboradores terceirizados e compartilhados com outras marcas do grupo, explica Hermilton Araujo, coodenador comercial da Hospdrogas.