O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) promoveu nesta segunda-feira,4, uma palestra sobre o Setembro Verde, campanha que conscientiza sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante. O evento, que foi direcionado para os profissionais da saúde do município, aconteceu no Complexo Administrativo de Saúde - Auditório SENAC e foi conduzido pela gerente da central de transplantes de Goiás, Katiuscia Christiane Freitas.
De acordo com a assistente social e membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), Karoline Silva Paiva, o intuito foi promover espaço de diálogo sobre a temática, visualizando a educação permanente dos profissionais da saúde de Itumbiara.
“É importante criar espaços para a disseminação de informação correta sobre como acontece o processo de diagnóstico de morte encefálica e da doação de órgãos. Essas ações podem modificar a realidade do Brasil sobre o tema. Parafraseando Paulo Freire, a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, afirmou Karoline.
Para a gerente da central de transplantes de Goiás, Katiuscia Christiane Freitas, o evento foi uma oportunidade de sensibilizar profissionais de saúde sobre o tema. “Desta forma, conseguimos treinar, mobilizar profissionais para que eles saibam como acolher as famílias para que elas possam entender melhor o processo e aos poucos vamos mudando a realidade da doação de órgãos em nosso Estado”, revelou.