O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) usou o tema do Dia das Bruxas para realizar um evento de reciclagem dos colaboradores da assistência sobre prevenção e controle de infecções. Vestidos a caráter e em ambiente que lembra a festa do Halloween foi montado um circuito em que colaboradores diretamente ligados ao atendimento hospitalar passavam por capacitação sobre os riscos de infecções.
A diretora administrativa do HEL, Ana Carolina Garcia, participou da montagem do ambiente e de toda a atividade com os colaboradores. “Buscamos adequar esse momento de descontração da festa do Dia das Bruxas para chamar a atenção dos colegas da assistência e reafirmar nosso compromisso de excelência nos serviços de saúde”, explicou.
O cuidado com a prevenção e controle de infeções é um tema que constantemente é abordado no ambiente hospitalar e a direção do HEL usa de todos os artifícios para manter a reciclagem dos trabalhadores da saúde sempre atualizada. Ana Carolina conta que o comando da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH|) do HEL junto com a direção da unidade montaram um túnel em que os colaboradores passavam por situações em que era necessário mostrar o cuidado com a prevenção de infecções.
Além da atividade de reciclagem cada colaborador foi incentivado a comparecer vestido caracterizado para o Halloween e passavam pelo Túnel da Prevenção contra o terror das infecções. “Todos foram incentivados a participar da nossa campanha e mostrar seu compromisso com a segurança do paciente de forma divertida e criativa”.
Os colaboradores tiravam fotos e mandavam para a coordenação de CCIH escolher a melhor. O vencedor levará um prêmio de R$ 100,00 a título de incentivo pela participação alegre e animada.
Ana Carolina Sampaio ressaltou o caráter didático e descontraído da atividade. “Precisamos mesclar a alegria com o aprendizado para não ficar maçante e manter o nível de excelência que temos nas nossas ações de saúde. Buscamos sempre sermos melhores em tudo para que isso se reverta em benefícios para a população”, finaliza.