O Hospital Estadual de São Luís e Montes Belos (HSLMB) capacitou a equipe de enfermagem da unidade de saúde sobre dreno de tórax, um cateter grande inserido ao longo do tórax para remover fluidos, líquidos, sangue e ar da cavidade pulmonar.
O coordenador de enfermagem da enfermaria HSLMB, Marciel Cândido, explica que a função do dreno de tórax é a retirada de líquidos, secreção e sólidos (fibrina) da cavidade pulmonar, com objetivo de restabelecer a pressão negativa da atividade pleural, mantendo a função respiratória e a estabilidade hemodinâmica.
Marciel reforçou com os profissionais sobre os cuidados com dreno de tórax, na enfermagem, orientando quanto a anotação da equipe.
De acordo com a gerente de enfermagem da unidade, Dayara Guedes, o dreno é indicado e pode ser utilizado no pós-operatório, em pacientes que passaram por cirurgia no mediastino, pacientes que sofreram traumas na região torácica, por acidentes automobilísticos, ou por acidentes por armas branca e de fogo, e também em paciente com enfisema pulmonar.