O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó realizou uma ação de prevenção do câncer de mama com pacientes da recepção. A ação foi conduzida pelas acadêmicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) Cristiely Ribeiro e Gabriela Ribeiro.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
“O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde” explicou Cristiely
Segundo Gabriela Ribeiro , se uma pessoa da família, principalmente a mãe, irmã ou filha, teve a doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atento. “As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano”, disse
As palestrantes destacaram que ter um ou mais dos sintomas do câncer de mama não significa que você tenha a doença. “Consulte sempre um médico de confiança, somente ele poderá dar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso”, afirmaram.