O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou uma série de atividades em alusão à campanha Janeiro Branco, com o objetivo de promover a reflexão e a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional. A ação foi direcionada tanto aos colaboradores quanto aos pacientes da unidade.
A equipe de psicologia do HEI desempenhou um papel central na campanha, utilizando os quadros de gestão à vista para divulgar materiais educativos e oferecer orientações práticas sobre o cuidado com a saúde mental. Os conteúdos abordaram formas simples, mas eficazes, de cuidar do bem-estar emocional, incentivando a auto-observação e o autocuidado.
Segundo a coordenadora multiprofissional do HEI, Layla Filardi, o tema da saúde mental, embora amplamente discutido atualmente, ainda requer esforços contínuos de conscientização. “Apesar da pauta ‘Saúde Mental’ estar muito presente nos tempos atuais, consideramos que a conscientização acerca desse cuidado ainda é de grande relevância diante do alto número de casos envolvendo transtornos psicológicos no Brasil”, destacou.
A psicóloga Murielly Carvalho reforçou a importância de refletir sobre a saúde mental no contexto hospitalar. Ela destacou que a campanha do Janeiro Branco é um convite a desacelerar e questionarmos: “Como verdadeiramente estamos nos sentindo?”
“Refletir sobre o assunto é especialmente importante em unidades hospitalares, pois o adoecimento físico frequentemente envolve uma vulnerabilidade emocional. Quando essa vulnerabilidade é validada e bem acolhida, o processo de recuperação se torna mais leve”, disse.
Murielly também sugeriu algumas formas de cuidar da saúde mental: “Seja tirando um momento para si, conversando com alguém de confiança ou buscando ajuda psicológica, cuidar da saúde mental é uma necessidade”, enfatizou.