
O Hospital Estadual de Luziânia promoveu, nos dias 11 e 12 de março, uma importante ação alusiva ao Março Lilás, campanha dedicada à conscientização e prevenção do câncer de colo do útero. A iniciativa foi voltada para colaboradores, pacientes e acompanhantes, reforçando a importância dos cuidados com a saúde da mulher.
A ação foi conduzida por Thais Alves, técnica de segurança do trabalho e membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Durante as orientações, ela destacou o papel essencial da Comissão na promoção da saúde, conforme previsto na Norma Regulamentadora 5 (NR-5), que atribui à CIPA a responsabilidade de atuar na prevenção de doenças ocupacionais e na divulgação de informações sobre temas de saúde pública que impactam os trabalhadores e a comunidade.
“Muitas mulheres deixam de realizar exames preventivos por falta de tempo ou desconhecimento da importância do Papanicolau e da vacinação contra o HPV. Por isso, como integrante do SESMT e da CIPA, vejo a necessidade de trazer essa discussão para dentro do ambiente hospitalar, incentivando colaboradoras, pacientes e acompanhantes a cuidarem da própria saúde. Compartilhar informações, promover campanhas e reforçar a importância dos exames periódicos são atitudes simples, mas que podem salvar vidas”, destacou Thais Alves.
A gerente de enfermagem e multiprofissional do Hel, Adrienne Câmara, também ressaltou que conscientizar sobre a prevenção do câncer de colo do útero é fundamental não apenas para as colaboradoras, mas também para pacientes e acompanhantes. "Garantir que mais mulheres tenham acesso à informação e aos cuidados preventivos necessários é essencial para a promoção da saúde pública", afirmou.