
O Hospital Estadual de Luziânia está avançando no projeto de gestão de custos, com foco na governança de dados aplicada à gestão hospitalar. Para abordar o tema, a coordenação da gestão de custos do HEL promoveu um treinamento na unidade, que contou com a participação ativa da gerência de logística. Durante o evento, foi ressaltado como o bom gerenciamento de dados impacta diretamente no controle de estoques, na redução de desperdícios e na otimização de processos.
A coordenadora de prestação de contas e custos, Gabriela Caixeta De Mendonça, explicou que durante o evento foram abordados os principais pilares da governança de dados: qualidade, segurança, acessibilidade e conformidade com normas. “Apresentamos exemplos práticos de como a tecnologia pode apoiar decisões estratégicas e sustentáveis, demonstrando que dados bem gerenciados contribuem significativamente para a redução de custos e para um controle eficiente de estoques”, disse.
Gabriela destacou ainda que a gestão de custos no hospital é realizada por meio do sistema KPIH, desenvolvido pela empresa Planisa, que permite um acompanhamento eficiente e estratégico dos indicadores de desempenho.
A Coordenação da Gestão de Custos também compartilhou sugestões valiosas para aprimorar a governança de dados e ressaltou que o melhor gestor de custos é aquele que detém os dados.”Em um hospital, dados bem governados são tão vitais quanto um estoque bem gerido: ambos garantem o equilíbrio entre o cuidado com o paciente e a saúde financeira da instituição”, finalizou.