O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) 7 e 10 de novembro a Semana da Qualidade Hospitalar Sustentável, a ação é uma iniciativa da analista da qualidade Luana Rodrigues.
“Um hospital sustentável deve ser planejado para ser uma construção com foco em sustentabilidade social, ambiental e econômica. Logo, deve-se reduzir os impactos gerados pelas obras e, consequentemente, diminuir custos operacionais. O espaço deve ser construído para utilizar menos energia, água e recursos” explicou Luana Rodrigues.
De acordo com Luana, a semana foi dividida em eixos de palestras, a primeira temática foi ministrada pela coordenadora da farmácia, Geovana Correa, e abordou o impacto financeiro causado pelo desperdício de materiais de escritório e hospitalar.
“O desperdício de qualquer material deve ser evitado por inúmeras questões, sejam econômicas ou ambientais. Infelizmente, esse ainda é um problema muito recorrente não apenas nas residências, mas também nos ambientes de trabalho e, nesse caso, os gestores precisam sempre pensar em medidas que possam combater o problema”, disse Geovana.
Para a palestrante, o hospital pode reduzir o seu custo ao reutilizar os artigos médicos. “Ao reprocessarmos um artigo médico que seria descartado, ajudamos o hospital a minimizar o desperdício e a gerar uma economia com suprimentos. Os hospitais, pacientes e o meio ambiente são beneficiados com a prática do reprocessamento” afirmou a coordenadora da farmácia.
Luana Rodrigues destaca que as rotinas hospitalares exigem o uso de grande quantidade de papel. “Uma boa gestão de hospital sustentável deve pensar em estratégias para economizar o uso do material. Substituir a utilização do papel por prontuários eletrônicos é uma grande ideia. Softwares de gestão de atendimento e armazenamento de informações também devem ser adotados.” concluiu.