O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) realizou treinamento com as equipes assistenciais sobre infecção do trato urinário. A qualificação foi conduzida pela coordenadora do SCIH, Fernanda Chaves Miranda, e pela enfermeira Nayara Martins.
O objetivo da capacitação foi atualizar as medidas de prevenção de infecção do trato urinário para garantir o controle da ocorrência de infecções nas unidades assistenciais.“A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas prevalentes de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). É responsável por 35-45% das IRAS em pacientes adultos. Tem grande potencial preventivo e está relacionada, na maioria dos casos, à cateterização vesical” disse Fernanda Chaves.
De acordo com Nayara Martins, a infecção urinária afeta diretamente os órgãos que compõem o trato urinário, que são os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra. “Considerada a infecção mais comum do mundo, a condição atinge tanto o público feminino quanto o masculino, mas a taxa de contágio é maior entre as mulheres por uma questão anatômica que as deixa mais propensas à entrada de bactérias: a uretra feminina é mais curta que a masculina, o que significa que o caminho que as bactérias precisam percorrer para chegar à bexiga é menor”, afirmou.