O serviço de nutrição e dietética do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó realizou uma capacitação para a equipe de gestão com o tema abreviação de jejum.
O objetivo da atividade foi encurtar o tempo de jejum de pacientes internados que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos com acompanhamento de anestesista, com melhora na recuperação do pós-operatório e minimizando o estresse catabólico.
Fernanda explicou que é de suma importância que os gestores assistenciais saibam que a abreviação do jejum pré-operatório consiste em uma das condutas dos chamados protocolos multimodais, que tem como objetivo acelerar a recuperação pós-operatória do paciente.
“Assim, para abreviar o jejum pré-operatório, bebidas contendo carboidratos têm sido utilizadas e recomendadas, devido ao rápido esvaziamento gástrico e melhora da resistência à insulina relacionada com o trauma cirúrgico”, disse,
De acordo com a nutricionista, a abreviação do jejum pré-operatório é uma prática clínica implementada para alguns pacientes que são submetidos a uma cirurgia eletiva. Consiste na oferta de um suplemento nutricional específico durante o período de jejum que ocorre antes da cirurgia”, afirmou
A prática auxilia nos resultados cirúrgicos, como já demonstrado em diversos estudos científicos, sobretudo otimizando a recuperação no período pós-operatório. “Por isso, a abreviação do jejum pré-operatório é recomendada pelas principais diretrizes mundiais sobre o assunto”, finalizou.