Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB), foi realizada uma palestra para falar a respeito de sexualidade no ambiente de trabalho. A psicanalista Arianne Isthefany abordou o tema com os colaboradores da unidade de saúde.
“A diversidade e a inclusão no mercado de trabalho são valores fundamentais, com potencial para fomentar o crescimento e o desenvolvimento de um negócio. Mercados de trabalho sólidos e sustentáveis não deixam ninguém para trás e garantem uma ocupação decente para todos, independente de gênero ou orientação sexual” , comentou Arianne.
De acordo com a psicanalista, deixar de propiciar um ambiente de trabalho que respeite a diversidade sexual e identidade de gênero pode custar à empresa ou ao empregador a perda de talentos.
Além disso, provoca a diminuição da produtividade e falta de engajamento dos funcionários nos projetos, ocasionando inevitáveis prejuízos, tanto materiais, quanto imateriais. “È necessário que cada colega de trabalho respeite a decisão do outro, o respeito acima de tudo, principalmente no ambiente instiuicional” finalizou.
Após a palestra, cada colaborador escreveu uma qualidade de um colega, visando a importância de vivência e respeito.