O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos (HSLMB) realizou uma atividade para conscientizar o público interno da unidade sobre o Abril Azul. A ação foi idealizada pelo coordenador multiprofissional da unidade, Mateus Clemente, com os acadêmicos de medicina da universidade federal de Goiás – UFG, David Silva e Lia Abreu.
O Abril Azul é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo. A campanha surgiu a partir da definição pela ONU, em 2008, do dia 2 de abril como o ‘Dia Mundial da Conscientização do Autismo’.
De acordo com Mateus, o mês propõe um conjunto de ações e esforços que objetivam difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno. “O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento”, explicou.
Os palestrantes destacaram que o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças. “Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com uma rede de apoio e assistência a pacientes com essa condição”, afirmaram.