Pensando no bem-estar físico e mental dos colaboradores, o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) implantou na unidade o comitê permanente de ergonomia, que é composto por fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos do serviço administrativo.
O Comitê de Ergonomia (COERGO) é uma ferramenta que possibilita o envolvimento e a participação dos profissionais de todas as áreas dentro de uma organização. "Ele atua de forma ativa nas tomadas de decisões referentes às ações corretivas e preventivas no que diz respeito a conforto ambiental, produtividade e melhor qualidade dos serviços prestados, promovendo melhorias contínuas em toda esfera do gerenciamento do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho", explicou o presidente do COERGO, Mateus Clemente.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
POLÍTICA
Confederação levará ao TCU situação fiscal das prefeituras para defender piso da saúde
SAÚDE
Dia Nacional do Idoso: Psiquiatra fala sobre saúde mental e desafios na terceira idade
POLÍTICA
Secretaria de Estado da Saúde economiza mais de R$ 60 milhões em licitações
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
O Comitê atua em conjunto com o Serviço Especializado de Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). De acordo com a vice-presidente do COERGO, Letícia Martins, no que se refere à ergonomia, como principal atividade está um levantamento de informações denominado Análise Ergonômica do Trabalho.
"Também é realizado o acompanhamento e gestão do risco, com trabalhos do Comitê de Ergonomia; além de treinamentos sobre NR17, específicos e direcionados; acompanhamento de perícias e organização de ações que contemplam o ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador" , afirmou.