O serviço de fonoaudiologia do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) realizou treinamento com a equipe do serviço de nutrição e dietética da unidade de saúde. O objetivo foi garantir a classificação correta das consistências alimentares destinadas aos pacientes com alterações da deglutição, proporcionando cuidado integrado e redução de prescrição, preparo e dispensação incorreta da consistência do alimento.
“É muito comum pacientes com disfagia sem diagnóstico confirmado receberem uma prescrição de alimentação com consistência inadequada, podendo proporcionar episódios de engasgos constantes, que podem agravar o quadro clínico e, assim, trazer grande desconforto e pior qualidade de vida.” disse a fonoaudióloga Cinthia Mattos.
De acordo com a profissional, a prescrição da consistência inadequada ainda é um fator que impacta o cuidado, principalmente por não haver uma padronização completa entre os serviços de saúde de forma global, sendo um dos motivos geradores de intercorrências clínicas.
“A partir dessa perspectiva, padronizar as consistências, garantir a avaliação especializada da biomecânica da deglutição pelo fonoaudiólogo e definir os cuidados multiprofissionais são as formas mais eficazes, dinâmicas e seguras para que todos os envolvidos no cuidado da disfagia possam ter o suporte do conhecimento e realize de forma adequada as boas práticas” finalizou Cinthia Mattos.