Home / Saúde

SAÚDE

Hugo inicia setembro verde com captação de órgãos

Foram captados rins e fígado

Imagem ilustrativa da imagem Hugo inicia setembro verde com captação de órgãos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) iniciou o Setembro Verde, campanha de incentivo à doação de órgãos e tecidos, com o “sim” da família de um jovem de 22 anos, que aceitou que seus órgãos sejam doados para pacientes da fila de transplante. O doador estava internado na unidade após sofrer um grave acidente de motocicleta com traumatismo crânio-encefálico grave e ter morte cerebral atestada.

A captação dos rins e fígado aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1, no Centro Cirúrgico do HUGO, realizada por profissionais da Central de Transplantes do Estado de Goiás. Os órgãos foram destinados a pacientes de Goiás já triados em lista específica de pacientes que aguardam para receber esses órgãos. Havia a expectativa de doação do coração para um paciente do Distrito Federal que seria compatível com o órgão. A equipe de capacitação de Brasília avaliou o órgão com cirurgiões que assistem pacientes do DF e descartaram a possibilidade por incompatibilidade do órgão com esses pacientes.

O HUGO foi recordista na captação de órgãos para transplante em 2022 e tem um serviço de monitoramento constante para participar dos esforços da Central de Transplantes e servir pacientes que necessitam dessa assistência onde for necessário.

Segundo o diretor-geral do HUGO, médico Luís Henrique Gabriel, a unidade prima pela excelência na captação e relação humanizada com familiares de possíveis doadores. “A captação é feita com autorização expressa após as equipes psicossocial e de humanização definir sobre possíveis doadores. A profissionalização desse processo tem sido modelo para outras frentes de atuação”, finaliza.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias