A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) deu início à terceira etapa de implementação do novo sistema de regulação de pacientes do SUS, com o objetivo de otimizar o atendimento na rede pública. O sistema, batizado de Sigo e desenvolvido com tecnologia trazida do Rio Grande do Sul, já atua na liberação de vagas para internações e, futuramente, deve também gerenciar o faturamento até o primeiro semestre de 2025.
Com a automatização de consultas e exames, o Sigo traz avanços como o agendamento automático, substituindo o método manual, usado para uma média de 30 mil consultas por mês. Além do agendamento, o Sigo oferece uma visão abrangente sobre os custos dos procedimentos e o tempo de internação, facilitando a gestão dos recursos da rede de saúde.
Profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) passaram por treinamentos para operar a nova ferramenta, incluindo capacitações como a realizada com a colaboradora Ariadna Cristina Luiz Santos, que elogiou a eficácia do sistema.