Home / Saúde

SAÚDE

Janeiro Branco: Policlínica de Quirinópolis reforça a importância do autocuidado para a saúde mental

Palestra conscientizou pacientes sobre como alimentação e atividade física ajudam no processo

Imagem ilustrativa da imagem Janeiro Branco: Policlínica de Quirinópolis reforça a importância do autocuidado para a saúde mental

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, promoveu uma palestra especial para conscientizar os pacientes da recepção médica sobre a importância da saúde mental, do bem-estar, da prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. A ação foi conduzida por uma equipe multidisciplinar e teve como objetivo informar e prevenir, destacando a relevância de cuidar da mente e do corpo.

As psicólogas Nathalia Cosmo e Angélia Mércia ressaltaram que o Janeiro Branco é uma oportunidade para refletir sobre o cuidado consigo mesmo, o autocuidado e o estabelecimento de metas para um novo ano mais saudável e equilibrado. Durante a palestra, enfatizaram que priorizar a saúde mental não deve se limitar a janeiro, mas ser uma prática contínua ao longo do ano. “A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Quando a priorizamos, nos tornamos mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem”, destacaram.

As fisioterapeutas Bruna Fidelis e Gleiciane Henrique abordaram o impacto positivo da prática regular de exercícios físicos na saúde mental. Segundo elas, atividades físicas ajudam a reduzir o estresse, melhoram o humor, aumentam a autoestima e promovem uma melhor qualidade do sono. Elas também reforçaram os benefícios listados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda pelo menos 1 hora de exercícios, cinco vezes por semana.

Encerrando a programação, as nutricionistas Maria Flora e Danyelle Cristina explicaram como a alimentação saudável contribui para o equilíbrio mental. Segundo elas, uma dieta balanceada fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro e do corpo, ajudando a reduzir o risco de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, e melhorando a memória, o controle do humor e os níveis de energia. Além disso, a alimentação adequada contribui para o envelhecimento saudável e auxilia na recuperação de doenças físicas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias