O laboratório do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) recebeu o selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) em reconhecimento à alta performance nos testes realizados ao longo de 2024. O PNCQ é um programa de controle externo que envia, mensalmente, avaliações práticas e teóricas para laboratórios de todo o Brasil.
Segundo Izabela Sousa, coordenadora do laboratório e da agência transfusional do Herso, o reconhecimento é fruto do trabalho contínuo e da dedicação da equipe. “Todo mês, são enviados testes para realizarmos na unidade, e, ao longo de todo o ano, alcançamos notas acima de 9. Consequentemente, recebemos o selo de laboratório excelente”, destacou.
Os testes realizados abrangem análises de bioquímica básica, hematologia, microbiologia, parasitologia, testes para dengue, gasometria, líquidos cavitários e urina. “Os testes são executados pelas biomédicas da unidade e lançados no sistema do programa. São avaliações práticas e teóricas que exigem precisão e comprometimento da equipe”, explicou Izabela.
A coordenadora também enfatizou a importância desse reconhecimento para o laboratório. “O selo traz credibilidade e reconhecimento ao laboratório da unidade. Além disso, como os testes são realizados mensalmente, isso permite uma busca contínua pela melhoria dos serviços e maior segurança para os pacientes”, afirmou.
Desde 2021, o laboratório do Herso está inscrito no PNCQ, e a conquista do selo reflete a dedicação da equipe. “A equipe se sente orgulhosa e honrada por receber esse selo, com a sensação de que o trabalho desenvolvido é de qualidade. O reconhecimento demonstra nosso compromisso em buscar, continuamente, a melhoria dos serviços”, finalizou Izabela.
O selo de excelência do laboratório do Herso assegura um serviço laboratorial de alto padrão, priorizando sempre a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes.