O Hospital Estadual de Luziânia promoveu um treinamento voltado para líderes, com foco no ciclo de aprendizagem de David Kolb e nos diferentes estilos de aprendizagem. A iniciativa visa preparar os líderes para treinar novos colaboradores e aqueles que estão em transição de setores, capacitando-os a desempenhar suas funções com segurança e qualidade.
O Ciclo de Kolb é um modelo que sugere que o aprendizado é um processo contínuo e cíclico, dividido em quatro etapas: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Cada indivíduo se adapta melhor a um estilo específico dentro desse ciclo—seja ele convergente, divergente, assimilador ou acomodador—o que reflete suas preferências na forma de aprender e processar informações.
Durante o treinamento, a psicóloga organizacional Tamires Martins Rodrigues Lima aplicou um inventário para que cada líder pudesse identificar seu perfil de aprendizagem. "A etapa foi crucial para promover maior autoconhecimento e otimizar as abordagens no desenvolvimento de suas equipes. Além disso, uma dinâmica prática foi realizada para reforçar a importância da flexibilidade na adaptação do estilo de ensino às necessidades individuais dos colaboradores", comentou.
Tamires destaca que com a abordagem, o HEL busca garantir que seus líderes estejam mais preparados para fomentar um ambiente de aprendizagem contínua, assegurando que as transições e integrações de novos colaboradores sejam realizadas de maneira eficaz, sempre com foco na qualidade e segurança dos serviços prestados.