Home / Saúde

SAÚDE

Os riscos de se alimentar com produtos vencidos

É importante se atentar para as informações no rótulo e forma de armazenamento dos alimentos

Imagem ilustrativa da imagem Os riscos de se alimentar com produtos vencidos

O ato de comer é um dos grandes prazeres da vida e isso não é segredo para ninguém. Agora, tem coisa mais decepcionante do que abrir a geladeira, pegar aquele doce delicioso e ao conferir a data de validade ver que o alimento venceu recentemente? Daí surge a dúvida: como ou não como?

Interessante primeiro saber como a Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária)faz o controle da data de vencimento dos alimentos. De acordo com Thalita Antony de Souza Lima, gerente da Anvisa, há uma exigência no Brasil para que os alimentos sejam consumidos dentro do prazo. Ultrapassado este prazo, os alimentos não podem mais estar aptos para consumo.

Em 2021, a Abia(Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), sugeriu a criação de uma data específica para que os alimentos sejam ingeridos. Desde que não seja perecível, o produto pode ser vendido após esse prazo, porém, ainda não há um pedido formal junto ao governo referente a essa questão.

Mas será que devemos confiar nesses prazos? Segundo Thalita, quem estabelece essas datas limites são os responsáveis por fabricar os produtos. Os fabricantes também assumem a responsabilidade de informar nos rótulos sobre a forma que esses alimentos devem ser conservados e acondicionados.

Cada produto possui uma forma diferente de teste para confirmar a duração do seu estado de conservação, que é um fator primordial para que não haja a deterioração do alimento.

Hoje em dia, não é difícil achar produtos vencidos que quando são abertos para consumo, apresentam uma cor estranha ou um líquido de cor diferente, é o que diz a Doutora em tecnologia de alimentos e professora da PUC PR, Renata Ernlund Freitas de Macedo. De acordo com Renata, os alimentos apresentam essa consistência estranha quando não são bem armazenados.

Sendo assim, segundo a nutricionista cearense Fabiana Fontes, não há como prever uma segurança alimentar ao comer um alimento não perecível com pouco tempo de vencido. Pode tanto não haver grandes reações no organismo, como também não se pode confiar em consumir o produto apenas pela sua aparência.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias