
O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) viveu uma tarde especial, marcada por emoção e alegria. O paciente Francisco Lopes Bezerra, de 57 anos, internado há 26 dias enquanto aguarda vaga para hemodiálise externa, participou de uma apresentação durante a visita do grupo Florescer, que levou música e palavras de conforto aos pacientes da unidade.
Francisco surpreendeu a todos ao compartilhar seu talento com o violão. Em meio aos sons e sorrisos, ele tocou e cantou com os voluntários. O momento de interação não apenas trouxe um alívio emocional, mas também reforçou a importância de atividades que promovem o bem-estar mental e emocional dos pacientes.
A visita do grupo Florescer faz parte das ações de humanização desenvolvidas pelo Heapa, que busca proporcionar mais acolhimento e bem-estar aos pacientes e seus familiares durante o período de internação. ‘Essas ações são fundamentais, pois ajudam a recarregar as energias dos pacientes, oferecendo momentos de distração e leveza, essenciais para fortalecer a mente e o espírito, especialmente em tempos difíceis”, afirmou a coordenadora de enfermagem do Heapa, Ruth de Araújo
Ruth destacou que atividades como essas contribuem diretamente para o processo de recuperação. “Elas auxiliam na redução do estresse, melhoram o humor e aumentam a sensação de pertencimento e apoio, fatores que, quando combinados com o tratamento médico adequado, podem fazer toda a diferença na recuperação. A música, por exemplo, tem o poder de acalmar, aliviar tensões e estimular emoções positivas, oferecendo ao paciente uma sensação de conforto e motivação para continuar enfrentando os desafios do tratamento”, explicou.