Os pacientes internados na clínica médica do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz foram surpreendidos com a vista do Grupo Alegria. Os voluntários proporcionaram ao público interno da unidade acolhimento, carinho, distração e boas risadas.
A iniciativa faz parte do Projeto Acalenta Coração, que torna a internação menos dolorosa. “Com as ações de humanização, conseguimos dedicar uma atenção especial aos pacientes e acompanhantes, transformando a experiência deles na melhor possível, menos fragilizada e mais leve. Nossa meta é garantir um atendimento de excelência e humanizado, enxergando o usuário além da doença”, comentou a presidente da Comissão de Humanização do Hugo, Célia Regina Losano.
Um dos coordenadores do Grupo Alegria Robert Trajano de Sousa Araújo conta que o voluntariado do grupo começou em 2011 e atua em 14 cidades em todo Brasil. “Nosso objetivo é levar conforto e esperança aos pacientes, proporcionando um cuidado mais qualitativo. Com música e uma palavra amiga, conseguimos criar um clima leve nos hospitais”, afirmou.
De acordo com o voluntário, o grupo foi bem recebido no Hugo. “Eu percebi que todos entenderam o nosso objetivo, que é propiciar qualidade de vida aos pacientes que estão em um momento de vulnerabilidade. Nós percebemos que os pacientes e acompanhantes ficam cansados com a hospitalização, e a visita, com doses altas de alegria, melhora o psicológico e o emocional dos usuários”, frisou.
O Grupo Alegria vai continuar com a visita aos pacientes do Hugo sempre no primeiro domingo de cada mês.