A Policlínica de Formosa realiza de 15 a 19 a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Nesta terça-feira, 16, o evento abordou com os colaboradores o tema combate a incêndio. A instrução, que teve momentos de teoria e prática, foi conduzida pelos bombeiros civis Jônatas da Silva e Welington Rodrigues
Os palestrantes falaram sobre o princípio do fogo, as classes de incêndio e seus componentes, bem como as classes de extintores existentes e suas composições, assim como técnicas para a identificação e manipulação dos equipamentos.
Durante o treinamento, os colaboradores aproveitaram para interagir com os palestrantes para tirar dúvidas. Uma colaboradora, que já passou por situação de sinistro em sua cozinha, relatou que não se deve utilizar água para apagar o fogo nessas situações, mas sim fazer o controle através do abafamento.
Após a apresentação teórica, os instrutores ensinaram sobre as técnicas de utilização dos extintores da unidade. “Falamos sobre os extintores de Pó Químico Seco – PQS, CO2 e extintor de água, explicando em que momento cada um deve ser utilizado”, afirmaram os palestrantes.
De acordo com os bombeiros civis, para finalizar foi realizado um chamado via rádio para a equipe de brigadistas da Policlínica de Formosa. “Realizamos o teste no hidrante com os membros da brigada de incêndio e alguns participantes terceiros, fazendo assim uma simulação e aplicação do jato de água, utilizando as conexões rápidas”, disseram.
A diretora da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, conta que o objetivo desse treinamento foi fornecer conhecimento sobre medidas preventivas para evitar incêndios, como utilizar os EPIs adequados, operar os equipamentos de combate a incêndio e evacuar o local de forma segura em caso de incêndios.