Em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, a Policlínica Estadual de Formosa promoveu uma palestra para pacientes e colaboradores.
A médica ginecologista Kamila Najar explicou que o câncer de mama é o tipo mais comum de neoplasia entre as mulheres, sendo responsável por muitos óbitos todos os anos no Brasil e no mundo. “A detecção precoce aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido e de uma recuperação completa”, disse.
De acordo com a Dra. Kamila Najar, existem várias medidas de prevenção que podem ser adotadas para reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama, a exemplo do autoexame das mamas, da realização periódica da mamografia e a adoção de hábitos de vida saudáveis.
“É importante o acesso a informações de qualidade sobre a doença e conhecimento sobre o próprio corpo, para que se possa identificar os sinais de alerta são atitudes que podem salvar vidas”, comentou a médica.
A diretora da Policlínica Estadual de Formosa, Silvana Mofardini, reforçou com as participantes. “Mulher: cuide-se!”, frisou.