A Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS) da Policlínica de Formosa organizou um treinamento para os colaboradores sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
A técnica em segurança do trabalho, Elenir Rodrigues Vieira, explicou que os EPIs são todos os dispositivos de uso pessoal destinado a proteger os trabalhadores contra riscos que possam ameaçar sua segurança e saúde no ambiente de trabalho, têm como função principal neutralizar ou diminuir os riscos a que os trabalhadores estão expostos em suas atividades diárias.
“O objetivo desta reciclagem foi destacar os riscos do não uso desses equipamentos, seus agravos a curto, médio e longo prazo. Cada EPI é projetado para proteção contra tipos específicos de perigos, garantindo a segurança e a saúde do trabalhador”, comentou.
O treinamento também abordou os riscos de infecções e doenças que podem ser evitadas através dessa paramentação simples, mas fundamental para a saúde. Foi demonstrado sobre os diferentes tipos de EPI’s utilizados dentro de cada atividade laboral realizada pelos colaboradores através de atividade lúdica.
A diretora da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, destacou que as atividades de educação permanente continuada são essenciais para a saúde e segurança de seus colaboradores.