A Policlínica Estadual de Formosa promoveu nos dias 3 e 4 de outubro uma atividade de educação continuada para os profissionais de enfermagem sobre a prevenção de hipotensão em hemodiálise. De acordo com o enfermeiro Responsável Técnico (RT) pelo serviço de hemodiálise, Filipe Gomes Gadeia Brito, a capacitação surgiu da necessidade de mudar o cenário dos números de eventos adversos de hipotensão nos pacientes da hemodiálise.
“A hipotensão é a complicação mais frequente durante a sessão de hemodiálise, sendo um reflexo primário da grande quantidade de líquidos que é removida do volume plasmático durante uma sessão rotineira de diálise”, explicou.
Segundo Filipe, uma assistência de enfermagem de qualidade consegue contribuir para minimizar os números de hipotensões nos pacientes. “Logicamente, é um trabalho conjunto, visto que quanto mais hipervolêmico o paciente está, maiores chances de hipotensão ele apresenta”, frisou.
Para o enfermeiro, a realização de atividades de educação continuada em saúde tem o intuito de levar sempre informações para os usuários e colaboradores. “A capacitação dos profissionais busca melhorar o tratamento oferecido para os pacientes, proporcionando mais qualidade para a assistência e segurança para o paciente”, revelou.