A Policlínica Estadual da Região do São Patrício, em Goianésia, oferece aos pacientes as práticas integrativas de meditação e musicoterapia associadas ao tratamento tradicional. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC) são recursos terapêuticos naturais que colaboram na promoção da saúde. Elas possuem um papel abrangente no Sistema Único de Saúde (SUS), visando proporcionar o cuidado integral e humanizado.
As práticas não substituem o tratamento tradicional, se posicionam como complementares e sugerem o autocuidado e autonomia. Para isso, o profissional de saúde capacitado e qualificado pode oferecer e garantir a oferta segura e de qualidade aos usuários do SUS.
A psicóloga Monik Kelly Ribeiro explica que existem vários tipos de meditação, a mais utilizada pela psicologia é a meditação guiada, através da prática de Mindfulness e é indicada para sintomas ansiosos, depressivos, insônia, estresse, entre outros. “O ato de concentrar-se no momento presente colabora significativamente com a saúde mental do sujeito”, disse.
Já a musicoterapia é uma formação superior reservada ao musicoterapeuta, porém é possível que outros profissionais façam o uso da música, som e melodia com o objetivo de estimular a interiorização, as emoções e abertura do paciente seja durante a meditação ou outro momento do atendimento psicológico.
Para finalizar Monik Kelly Ribeiro promoveu um momento de aplicação de duas das práticas utilizadas para os colaboradores da unidade, a meditação e musicoterapia, com uma atividade de psicoeducação, através de slides, músicas e troca de ideias com os participantes.
“Os colaboradores deitaram em colchonetes, com as luzes em penumbra, em que foi possível conduzir um momento de relaxamento com a meditação guiada (Mindfulness) e intervenção musical”, comentou.