Com o intuito de colaborar com a manutenção de boas práticas no que se refere ao uso consciente da geladeira coletiva, o nutricionista Natalio Lima ministrou uma palestra aos colaboradores da Policlínica Regional Vale São Patrício – Goianésia-GO. Ele abordou sobre o armazenamento correto, temperatura e riscos biológicos.
O profissional disponibilizou um material informativo para assim fixar a mensagem de que a manipulação do eletrodoméstico de maneira correta traz benefícios a todos.“Dentro da geladeira, a parte mais alta é a que tem a temperatura mais fria e a parte inferior é onde fica mais quente. Ou seja, a temperatura vai aumentando de cima para baixo. Por isso, na primeira prateleira (a mais alta), guarde os alimentos que precisam de bastante refrigeração e são mais perecíveis, como os ovos, queijos, iogurtes e frios em geral. Bebidas mais geladas podem ficar nesta parte também”, explicou.
De acordo com o nutricionista, na prateleira intermediária, onde não é tão frio, coloque alimentos prontos para consumo, sobras de alimentos, saladas prontas, frutas cortadas e sobremesas. “ A gaveta inferior da geladeira é o lugar perfeito para guardar frutas, verduras e legumes. Isso faz com que eles fiquem fresquinhos por mais tempo e que à porta da mesma, deve-se ter uma atenção especial, visto que não é recomendado armazenar alimentos cuja qualidade possa sofrer alterações com as mudanças de temperaturas constantes dessa área”, frisou.