Para alertar pacientes e colaboradores sobre colesterol e diabetes, o nutricionista Natalio Lima conduziu uma palestra na Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia . O profissional explicou que sedentarismo, dieta inadequada e até mesmo histórico familiar, são fatores que podem ocasionar níveis elevados de colesterol.
“Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares em decorrência do colesterol alto são a principal causa de mortes no mundo atualmente e custam a vida de 100 mil brasileiros por ano. O tratamento adequado com medicação, associado à mudança do estilo de vida com atividade física e dieta, é fundamental nos casos de hipercolesterolemia”, revelou.
A prevenção acontece por meio de um estilo de vida saudável, com consumo moderado de gorduras saturadas e atividade física regular. “Porém, é preciso estar ciente de que, do colesterol sanguíneo que temos, somente 15% vem da alimentação; o restante é produzido especialmente pelo nosso fígado, e nesse caso, somente medicação consegue inibir sua produção e reduzir os valores no sangue”, destacou Natalio.
De acordo com o nutricionista, as melhores dietas reduzem somente 10% do colesterol sanguíneo. “Após os 40 anos de idade, porém, se inicia o período de maior prevalência dos principais fatores de risco para a doença cardiovascular: o colesterol elevado, a hipertensão arterial e o diabetes, acrescidos pelo tabagismo, obesidade e sedentarismo; nas mulheres, a chegada da menopausa é também um fator de risco”, contou
Diabetes Mellitus (DM)
Sobre a diabetes, Natalio elucidou que é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.
“A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente”, disse.
O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia. O prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde.