A Policlínica Estadual de Goianésia realizou um treinamento para as recepcionistas e auxiliares de atendimento sobre paciente com direito a acompanhante. O intuito foi informar de maneira abrangente, a respeito dos pacientes e seus direitos, especialmente quando se trata da presença de um acompanhante.
Para respaldar os colaboradores, foi estabelecido um Procedimento Operacional Padrão (POP), cuja aplicação se estende por toda a unidade. “Os pacientes e seu acompanhante são identificados com pulseiras específicas, pulseiras dos pacientes contendo três marcadores essenciais, no hall de entrada, sendo essa tarefa desempenhada pelas recepcionistas e pelos auxiliares de atendimento”, explicou a supervisora de atendimento, Igara Cristina Raimunda Alves.
Segundo a gestora, dentre os beneficiários do direito ao acompanhamento, estão crianças e adolescentes até 18 anos, idosos, pessoas com necessidades especiais (PNE), pacientes psiquiátricos, pacientes submetidos a colonoscopia e endoscopia, além de mulheres que, respaldadas pela lei sancionada em 27/11/2023, podem solicitar um acompanhante durante seu atendimento.
“Em casos de eventos adversos ou situações que exijam atenção imediata, os colaboradores têm a responsabilidade de comunicar à supervisora de atendimento. Essa pronta comunicação permite que a supervisora analise o caso, adotando medidas necessárias para garantir a segurança e a satisfação do paciente”, frisou.