Com o intuito de informar sobre a necessidade de manter comunicação efetiva entre os usuários e colaboradores, garantindo maior efetividade na realização dos atendimentos ofertados, a Policlínica Estadual de Goianésia promoveu um treinamento sobre o tema.
De acordo com as enfermeiras Fabiana Pereira e Ana Adália Ramos, uma comunicação efetiva, que seja oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor, reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria da segurança do paciente. A comunicação efetiva entre os profissionais garante maior agilidade nos processos e a diminuição de incidentes.
“A comunicação pode ser eletrônica, verbal ou escrita. A implantação do protocolo visa mitigar os riscos de incidentes, desenvolver uma assistência de qualidade e com segurança ao paciente, um dos desafios para garantir a segurança do paciente no ambiente prestador de serviço de saúde é enfatizar a comunicação efetiva como meta a ser atingida pela equipe interdisciplinar”, explicaram.
A comunicação é a troca de informação envolvendo emissor e receptor, que decodifica uma determinada mensagem. Vários fatores podem influenciar na comunicação em instituições de saúde: complexidade do cuidado, diversidade na formação profissional, efeito da hierarquia, número inadequado de profissionais, limitações inerentes ao desempenho humano como fadiga, estresse, distrações e capacidade limitada de realizar tarefas múltiplas.
“As falhas de comunicação são a principal causa de eventos adversos ao paciente. Estudo aponta que falhas no trabalho em equipe e na comunicação entre os profissionais de saúde tem sido um dos principais fatores que contribuem para os erros médicos, eventos adversos (EAs) e, consequentemente, diminuição da qualidade dos cuidados”, comentaram.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada dez pacientes no mundo é vítima de erros e eventos adversos relacionados à assistência aos pacientes que a levaram a investigar e propor soluções para prevenção dos danos. No Brasil, a importância da comunicação efetiva como meta de segurança do paciente foi difundida após publicação da Portaria Ministerial 529/2013.
As profissionais ressaltaram que a comunicação efetiva é prioridade na unidade.“A Policlínica de Goianésia implanta e adota ferramentas para melhorar o trabalho em equipe e assegurar qualidade e segurança do usuário na unidade”, concluíram.