A Policlínica Estadual de Goianésia promoveu uma palestra para os usuários da unidade sobre a importância da fitoterapia, seu desenvolvimento perante o uso popular e sua relação com a população local.
Os medicamentos fitoterápicos são naturais e reconhecidos como terapias efetivas na prevenção e cura de doenças. São integralmente obtidos a partir de plantas e que passam por um processo de industrialização, com a padronização da quantidade e da forma de uso. Estes princípios ativos podem ser extraídos das raízes, caule, folhas, flores e sementes das plantas medicinais
O farmacêutico Luciano Batista Vieira abordou os cuidados ao fazer o uso correto dos fitoterápicos, e falou sobre a interferência sobre a pressão arterial, evidenciando os chás seguros para uso por hipertensos. “É importante reforçar que temos serviços farmacêuticos, onde através da consulta é possível fazer a análise do tratamento farmacoterapêutico e verificar possíveis reações adversas ou interações”, afirmou.
Os pacientes receberam um folder sobre os chás mais utilizados na região, como camomila, capim Santo, hibisco, chá verde e canela, informando sua indicação, recomendação de uso, contraindicações, além da orientação de como preparar uma infusão.