A Policlínica Estadual de Goianésia promoveu um treinamento sobre a importância dos indicadores mensurados pela Comissão do Núcleo de Qualidade. Além disso, a ação abordou a finalidade da Comissão dentro da unidade de saúde.
A Comissão Núcleo da Qualidade é uma equipe apoiada pela diretoria, que trabalha de forma coordenada com o intuito de minimizar impactos na unidade de saúde e maximizar a segurança do paciente. “Conforme o regimento, a comissão tem a finalidade de estabelecer a Gestão da Qualidade como um instrumento permanente visando elevar a qualidade do serviço prestado, reorganizar práticas, diminuir riscos ao paciente e profissionais. Monitorar periodicamente os indicadores”, disse a analista da qualidade, Núbia Fernanda Borges
De acordo com Núbia Fernanda Borges, os indicadores têm a importância de caracterizar o que é realizado dentro da unidade e descobrir onde é possível melhorar a atuação da equipe. “É necessário que tenhamos parâmetros. Sem essas ferramentas, nossa intervenção seria, no mínimo, assistemática. Não teríamos segurança para intervir e aumentaria a possibilidade de equívocos e erros”, afirmou.
Os indicadores são formas de representação quantificáveis de características de produtos e processos, utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo. Eles podem ser enquadrados nos seguintes tipos: estratégicos, produtividade (eficiência), qualidade (eficácia), efetividade (impacto).
“A comissão atualmente monitora os indicadores de: Quantidade de documentos listados na lista mestra, Controle de vencimento dos documentos por setor, Quantidade de documentos válidos e vencidos, Quantidade de documentos não conforme”, explicou.