A Policlínica Estadual de Goianésia promoveu uma atividade com o público interno da unidade para reforçar a importância da vacinação e de manter o cartão de vacina atualizado, com intuito de proteger a si mesmo e as pessoas próximas.
A enfermeira Bruna Póvoa Ribeiro explicou aos pacientes que as vacinas não são perigosas, e não possuem potencial para provocar doenças, visto que são produzidas em laboratórios licenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e em condições seguras.
“Antes de chegarem ao consumidor final, os imunizantes são testados, a fim de garantir sua eficácia. Outro fator que garante que vacinas não são prejudiciais, é o fato de que, a grande maioria são feitas por microrganismos vivos atenuados, ou mortos. Isso significa que, quando o antígeno entra em contato com o microrganismo humano por via oral ou parenteral, ele não está forte o suficiente para vencer as barreiras do sistema imunológico”, afirmou Enfermeira Bruna Póvoa Ribeiro
A enfermeira destacou que todas as vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e encontram-se acessíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.