A Policlínica de Goianésia realizou uma capacitação para a equipe de enfermagem do setor de hemodiálise da unidade de saúde sobre Coleta de sangue em paciente com cateter duplo lúmen e fístula arterio venosa. O treinamento abordou técnica e conduta relacionada à coleta de sangue dos pacientes em Terapia Renal Substitutiva (TRS).
De acordo com a enfermeira Fabiana do Nascimento, o objetivo foi capacitar profissionais de saúde que trabalham nesse ambiente para padronizar o procedimento de coleta de sangue venoso.
“Atualizar os profissionais que atuam na sala de hemodiálise sobre método que assegura a qualidade da amostra e condutas relacionadas às técnicas de coleta de sangue dos pacientes em TRS, para melhorar a segurança do paciente, minimizando erros na coleta”, afirmou.
Fabiana destaca que a coleta de sangue do paciente renal crônico é importante para manter os exames laboratoriais em dia, a doença e suas complicações e evolução clínica sob controle. “A coleta de sangue ocorre de forma mensal, semestral e anual, e ou quando se faz necessário. Por isso, a necessidade de manter os profissionais sempre atualizados”, frisou.