A enfermeira do Controle de Infecção da Policlínica Estadual de Goiás, Joyssy Barros, realizou uma orientação sobre o uso dos refrigeradores de alimentos na unidade para os colaboradores. O intuito foi apresentar sobre as doenças transmitidas por alimentos, a qualidade da comida, mantendo e garantindo a segurança dos profissionais.
De acordo com Joyssy Barros, o manuseio e a conservação inadequada de alimentos são fatores expressivos na ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTA). “A temperatura, luminosidade e umidade são fatores que podem interferir na estabilidade destes e a refrigeração destina a impedir que ocorra as reações químicas, físicas e biológicas que favorecem a multiplicação dos microrganismos, evitando a produção de toxinas e enzimas que podem deteriorar o alimento, mantendo e garantindo a qualidade para o consumo”, explicou.
A profissional alertou os colaboradores sobre os fatores ambientais e de doenças, a refrigeração, controle de temperatura, organização, identificação, validade, proibições e higienização do refrigerador.