A Policlínica Estadual de Goiás promoveu uma qualificação para equipe sobre o manuseio das pistolas pressurizadas de lavagem do setor de endoscopia e colonoscopia. As pistolas servem para a limpeza e desinfecção dos aparelhos usados na realização de exames de colonoscopia e endoscopia.
“O sistema automatizado auxilia nos processos de limpeza e secagem. O equipamento é único, possibilitando o acionamento simultâneo das três pistolas neles existentes. Além de possibilitar o controle eletrônico da pressão da água, controle da pressão do ar e controle eletrônico da diluição de detergente, garantindo a qualidade da limpeza e evitando de forma segura a transmissão cruzada de microrganismos entre um paciente e outro”, explicou o técnico de engenharia clínica da unidade, João Victor de Campus.
O profissional capacitou a equipe que manipula os aparelhos, mostrando a qualidade da Pistola com formato ergonômico e com acionamento através do gatilho. O treinamento abordou ainda como devem ser usados e a higienização adequada, que garante uma eficiente destruição de microrganismos do material de endoscopia (endoscópio e acessórios).
De acordo com a gerente de enfermagem da unidade, Débora Cordeiro, a enfermagem é responsável pelo reprocessamento de todo material, a fim de evitar a transmissão cruzada de microrganismos aos pacientes, garantindo segurança, qualidade e uma equipe capacitada e atualizada. “As atividades de educação permanente fazem diferença nos resultados”, afirmou a gestora,