Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Posse orienta sobre consumo de drogas e álcool na Sipat

Uso das substâncias pode expor o indivíduo a risco elevado de desenvolver problemas de saúde

Divulgação Divulgação

Uma das palestras da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Policlínica de Posse foi sobre o consumo de drogas e álcool. Ministrada pelo Capitão da PM/GO Melchisedeck Perez, a atividade conscientizou os colaboradores a respeito dos danos causados pelo consumo das substâncias, que afetam não apenas nosso organismo, mas também toda a vida de maneira significativa.

De acordo com o capitão Melchisedeck Perez, o uso desta substância pode expor o indivíduo a um risco elevado de desenvolver problemas de saúde. Estes podem incluir distúrbios mentais e comportamentais, como a dependência de álcool, além de doenças não transmissíveis graves. Entre elas, podemos citar a cirrose hepática, certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Lesões decorrentes de violência e acidentes de trânsito também são uma preocupação.

“No âmbito social, os danos são igualmente alarmantes. O usuário de álcool e outras drogas pode se envolver em situações de violência e atividades criminosas, podendo tanto cometer delitos quanto se tornar vítima deles. Além disso, o indivíduo fica exposto a outros riscos, como acidentes, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez não planejada”, explicou.

Para o palestrante, a prevenção do uso de drogas é uma tarefa que requer esforços coordenados e abrangentes. Algumas estratégias essenciais são: campanhas educativas, tratamento e apoio e saúde mental. “A abordagem para combater o uso de drogas deve ser multifacetada, indo desde a conscientização até o acolhimento e tratamento daqueles que já são dependentes. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra esse problema”, concluiu.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias