Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, a equipe multiprofissional da Policlínica Estadual de Posse realizou uma palestra sobre o tema para os usuários da unidade de saúde com o intuito de alertar para os cuidados necessários à manutenção da saúde mental.
O neuropsicólogo/psicanalista Paulo A. Amorim e a assistente social Edilene Alves Pinheiro explicaram o significado da campanha e os órgãos de saúde de pronto atendimentos. A palestra foi conduzida com uma dinâmica específica, com interações, com direcionamento à prevenção, percepção, tratamento e distribuição de panfletos.
“O intuito foi conscientizar o público da unidade sobre o tema, pois muitos possuem dificuldades em distinguir a saúde mental, de mitos, relacionados ao senso comum e cultural. Esses distúrbios da saúde mental apresentam sintomas como: pânico; ansiedade; depressão; sono irregular; alimentação irregular; variação de humor; estresse; cansaço; abuso de substâncias químicas lícitas e ilícitas”, afirmaram.
A Data
No dia 10 de Outubro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Saúde Mental. A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, busca chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade.