As nutricionistas da Policlínica de Posse promoveram uma ação para os pacientes com dicas nutricionais para as festas de final de ano. A abordagem foi realizada individualmente nas consultas, com objetivo de incentivar os pacientes a continuar com os bons hábitos alimentares até mesmo em momentos de comemoração.
De acordo com Hanna Nobre Liah e Mariana Albino, resistir ao cardápio das ceias de Natal e Ano Novo pode não ser uma tarefa simples. A diversidade de pratos se torna uma verdadeira tentação. Pela variedade de comida, fica difícil não cometer excessos diante de tantas opções deliciosas disponíveis”, disseram.
Segundo as profissionais, para melhor aproveitar as comemorações sem exageros, uma dica é caprichar nas saladas folhosas, como alface, acelga, cenoura ralada, beterraba, alimentos ricos em betacaroteno, com acréscimo de molhos mais caseiros, tipo com azeite, limão e ervas finas e evitar aquele consumo exagerado de maioneses.
“Nessas datas comemorativas é importante sempre se alimentar com rotina, nos horários das refeições para não ficar com fome acumulada e o corpo pedir alimentos engordativos. Não fazer jejum no dia seguinte após as comemorações para compensar a comilança das festas apenas coma com moderação do dia da festa e volte a rotina alimentar no dia seguinte. Evite beliscar a festa toda. Escolha um momento para comer devagar”, frisaram,.
Elas destacaram que, ao montar o prato, escolher os vegetais verdes escuros para aumentar a desintoxicação do fígado e tentar primeiro comer a salada temperada com limão. “Prefira as preparações assadas e ao comer as aves retire as peles, que é onde tem mais gordura. Cuidado com o uso de bebida alcoólica. Além de calorias, elas alteram os hormônios e fazem ganhar peso”, comentaram.
Para finalizar, as profissionais reforçaram que o importante é escolher corretamente e não abusar. “Não demore para voltar a rotina, finalizando as festas, retorne a sua alimentação adequada e seu planejamento alimentar", concluíram.