Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Quirinópolis debate Semana Nacional do Trânsito

Atividade conscientizou sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros ao dirigir

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Quirinópolis debate Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para abordar o tema, a Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, promoveu uma palestra para os colaboradores da unidade.

Com o tema, No trânsito, escolha a vida, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da Semana Nacional do Trânsito para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.

A advogada Geizela Aparecida da Silveira Sousa falou com os participantes sobre legislação do trânsito, definição do trânsito dentro do CTB, direção defensiva, acidentes e suas causas, conscientização, comportamento no trânsito. De acordo com CTB artigo 1º, § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

A Dra. Geizela destacou os tipos de direção defensiva. “Temos a preventiva – é a técnica onde o Motorista procura prever possíveis situações de risco encontradas no trânsito, de maneira que fique sempre preparado para reagir diante de tais circunstâncias e evitando surpresas (longo prazo) e a corretiva é a técnica onde o motorista não é capaz de prever a situação de risco e precisa usar de muita habilidade para evitar o acidente. (curto prazo)”, explicou

A advogada também apontou algumas causas de acidentes no trânsito: falta de atenção, desobediência à sinalização, ultrapassagem indevida, ingestão de álcool no volante, velocidade incompatível, entre outras. “O acidente de trânsito tem consequências administrativas e jurídicas, indenizações para ambas as partes, ações e reações, auxílio-doença e auxílio-acidente, multas, infrações e penalidades”, afirmou.

Para finalizar, Dra. Geizela passou algumas dicas para se ter um comportamento seguro no trânsito. “Respeite a sinalização; não utilize o celular; não obstrua cruzamentos; não dirija sob efeito de álcool ou drogas; use sempre o cinto de segurança; não pare em vagas preferenciais ou em fila dupla; dê passagem; respeite os limites de velocidade e faça a manutenção periódica. Um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos. E os condutores de veículos só têm a ganhar adotando comportamentos seguros”, frisou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias