A Policlínica de Quirinópolis participou do primeiro encontro da oficina preparatória voltada para a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), realizado na Policlínica de Formosa. O evento contou com a presença do diretor administrativo da unidade, Ricardo Martins Sousa, da coordenadora de enfermagem, Valéria Borges da Silva, e da responsável técnica (RT), Lorena Narla.
Organizada pela Planificação da Atenção à Saúde (PAS), a oficina faz parte de uma iniciativa nacional destinada a capacitar profissionais de saúde e gestores dos estados e municípios brasileiros. O principal objetivo é aprimorar a organização dos processos de trabalho no setor de saúde.
O projeto, que atualmente envolve dez estados brasileiros, é apoiado pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). A proposta é transformar significativamente o modelo de atenção à saúde, promovendo a integração e a coordenação entre os serviços de saúde.
De acordo com os participantes, o conteúdo aprendido durante as oficinas será consolidado através de um processo de tutoria, que contará com o suporte de tutores estaduais e municipais. "O processo é crucial para garantir que as práticas aprendidas sejam efetivamente implementadas e adaptadas às necessidades locais", explicaram.
O diretor administrativo da Policlínica de Quirinópolis, pontua que a participação da unidade no evento demonstra o compromisso com a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade. "O intuito é que as novas práticas e conhecimentos adquiridos contribuam para uma maior eficiência no atendimento ambulatorial especializado", comentou Ricardo Martins.