
Em alusão a Semana Nacional do Trânsito, lembrada de 18 a 25 de setembro, a Policlínica Estadual de Quirinópolis promoveu uma ação educativa sobre o tema com os colaboradores da unidade de saúde.
A técnica em segurança do trabalho, Ana Paula Batista Pena, conduziu uma simulação de acidente de trânsito. Ela abordou o fluxo adequado para o socorro a vítimas e fez um apelo à empatia, calma e respeito entre os usuários das vias. Além disso, Ana Paula destacou a importância de seguir as leis de trânsito para contribuir para um ambiente mais seguro e harmonioso.
"Teremos paz no trânsito, na medida em que nós usuários, cada um de nós, estejamos em paz. E para que haja paz em nossos corações e cabeças, precisamos estar bem com o trânsito: e isso significa conhecer e respeitar as regras", disse.

Ana Paula reforçou que a paz no trânsito não é apenas ausência de acidentes, mas a criação de um espaço onde a cortesia, o respeito e a empatia prevalecem. "Significa pensar no próximo, ser gentil ao volante, seguir as regras de trânsito e tomar decisões responsáveis. A paz no trânsito começa por cada um de nós, condutores, pedestres, passageiros e ciclistas", finalizou.
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, de acordo com o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro, e o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para este ano é “Paz no trânsito começa por você”, que visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.