A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, realizou a vacinação dos colaboradores da unidade contra a meningite e varicela. O intuito da ação foi atingir maior cobertura vacinal para os profissionais da unidade, e, com isso, evitar a ocorrência de surtos.
A campanha de vacinação foi coordenada pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Lindamara Meneguete, a partir da necessidade evidenciada pelo controle de vacinação do banco de dados do SCIRAS. De acordo com a profissional, em dois dias de campanha, com o total de 5 horas de duração, foram realizadas 126 doses vacinais em um total de 58 colaboradores.
“ A vacina é a maneira mais segura e eficaz de adquirir proteção contra qualquer doença infecciosa. Os colaboradores da área de saúde possuem maior exposição às doenças de etiologia infecciosa e apresentam riscos inerentes à profissão, é de suma importância que o controle vacinal seja rigoroso para todos os colaboradores que se encontram atuantes no serviço de saúde”, afirmou.
Lindamara destaca que a adesão à campanha foi um sucesso por grande parte dos colaboradores, inclusive pelos prestadores de serviços terceiros. “Mas ainda é necessário continuar na luta com a causa, sendo imprescindível a realização de mais campanhas de vacinação durante o decorrer deste ano”, frisou.