Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de São Luís de Montes Belos explica doença falciforme

Condição genética causa alteração na forma das células do sangue, comprometendo o transporte de oxigênio para o cérebro, pulmões, rins e outros órgãos

Divulgação Divulgação

O Serviço Social da Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos realizou uma ação informativa em decorrência do Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, lembrado em 27 de outubro.

A doença falciforme é a doença genética mais comum no mundo, uma doença hereditária, grave, crônica e degenerativa que afeta principalmente os afrodescendentes. Trata-se de condição genética que causa alteração na forma das células do sangue, comprometendo o transporte de oxigênio para o cérebro, pulmões, rins e outros órgãos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o nascimento de 2,5 mil bebês com a doença por ano é reconhecido pela organização como um grave problema de saúde pública mundial, com grande impacto na morbimortalidade da população afetada. O diagnóstico precoce, essencial para o tratamento da doença, pode ser realizado com o teste do pezinho, exame gratuito realizado em todo o país durante a triagem neonatal.

De acordo com a assistente social Thaís Eugênia, a ação proporcionou aos colaboradores e pacientes informações referentes ao diagnóstico e tratamento integral no Sistema Único de Saúde (SUS), direitos sociais e previdenciários tais como: auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada – BPC, aposentadoria por invalidez.

“A socialização de informações é uma das competências do serviço social com o objetivo de orientar os cidadãos quanto aos seus direitos e a forma deste ser acessado e concretizado”, disse.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias