Em celebração ao Dia Mundial da Lavagem das Mãos, a Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos realizou uma ação para incentivar a prática. A atividade foi idealizada pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Ambulatorial (SCIA), Heriadni Priscila, e teve a participação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).
O intuito foi ressaltar que a lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções. “O nosso foco foi conscientizar os profissionais sobre a importância da realização de higiene de mãos, conforme os cinco momentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar infecções relacionadas à assistência à saúde”, explicou Heriadni Priscila
A palestrante reforçou com os profissionais os cinco momentos. “São eles: antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento asséptico, após risco de exposição a fluídos corporais, após tocar o paciente e após tocar as superfícies próximas ao paciente”, comentou.
A enfermeira destaca que a higienização das mãos deve constituir um dos principais procedimentos dos profissionais da saúde em sua rotina de trabalho. “Pois, por meio desta prática conseguimos trabalhar a prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas”, frisou.